Uma das magias da Literatura é a multiplicidade de sentido que as palavras (ou os textos como um todo) podem adquirir, saindo de seu frio "estado de dicionário".
Compare o emprego do termo "ferro" nos textos seguintes.a) O Ferro é o elemento de número 26 da Tabela Periódica.
b) Alguns anos vivi em Itabira.
Principalmente nasci em Itabira.
Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro.
Carlos Drummond de Andrade
Em a), o vocábulo "ferro" refere-se a um metal branco-acinzentado, duro, tenaz. Essa palavra foi utilizada em sentido original e, nesse contexto, não permite mais de uma interpretação. Essa palavra foi empregada em sentido denotativo.
Em b), o vocábulo "ferro" aparece com o significado alterado em relação ao original; adquire outra acepção: a resistência do metal estende-se ao modo de ser do eu lírico ( o emissor do texto poético); designa a capacidade de conter as emoções e de aparentar indiferença; trata-se de uma resistência moral. Assim nesse contexto, a palavra "ferro" pode apresentar mais de uma interpretação, porque foi empregada em sentido conotativo.
Denotação consiste em utilizar a palavra no sentido original, em estado primeiro de dicionário. A denotação aproxima a palavra da essência do objeto que ela buscou expressar.
Conotação consiste em atribuir novos significados ao valor denotativo. A conotação aproxima a palavra à percepção do sujeito que a observa, dando-lhe um valor subjetivo.
Na linguagem literária, as palavras são empregadas de modo especial, com maior sinificação e expressividade. O escritor recria não só a realidade, mas também atribui novos valores às palavras. Nesse sentido podemos dizer que a linguagem literária é fortemente conotativa.